sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Cirurgia do Davi

Amigos(as),

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos pelas orações e palavras de carinhos.
Ficamos muito felizes em saber que tinhamos o apoio de muitas pessoas em prol da saúde do Davi.

Davi foi internado na 4ª. feira às 17h no Hospital do Coração (www.hcor.com.br).
Fomos super bem recebidos, e o Davi fez o maior sucesso (não é por que somos pais do Davi, mas ele é uma fofura), estava super simpático e já fomos para o quarto 615 do hospital.

Ao chegarmos lá, recebemos a visita da enfermeira chefe e da auxiliar e em poucos minutos uma médica para fazer a ficha do histórico do Davi. Informamos todo o histórico e ela me explicou os procedimento que deveriam ser realizados:
- Exame de Sangue (hemograma e bioquimica)
- Exame de Sangue para prova cruzada de tranfusão (caso fosse necessário realizar uma transfusão)
- Talvez do Ecocardiograma, mas não foi necessário, pois tinhamo um exame de Fortaleza com menos de 3 meses.
- Eletrocardiograma
- Urina
- Raio X

A primeira dúvida da equipe aqui presente (eu, Luciana e a Renata) era quem iria dormir no hotel e quem iria dormir no hospital, para não ter confusão (todos queriam dormir com o Davi), dormimos os 3. Eu fiquei na cadeira (reclinável e muito boa), Luciana na Cama e a Renata no Sofá.

A noite foi bem animada, pois tivemos que fazer todos os exames. O mais dificil foi o exame de sangue, por ele ser gordinho, era dificl encontrar sua veia, mas parece que Deus estava presente e a enfermeira, mesmo sem perceber a veia, foi pela anatomia (foi o que ela disse) e acertou de primeira (ufa....). E mesmo com o chorinho do Davi na hora, em pouco tempo ele já estava calmo.

Ainda tinhamos que tentar outro acesso para colocar soro e uma medicacao, porem, em consenso com as enfermeiras foi decidido não tentar o novo acesso, e no inicio da manha com a visita da Anestesista, ela confirmou que não era necessario que faria o acesso no centro cirurgico (ele já dormindo com um pequeno anestesico).

Bom, andamos no hospital por volta de 23h para fazermos o raio X, e na madrugada ainda tinhamos que fazer a coleta da urina (e as 6h, verificamos que o “deposito” que colocaram tinha vasado) mas tinha ficado 7ml (o ideal eram no minimo 10). Mas bom, acho que o pessoal do laboratorio fez o exame do 7, não pediram mais urina.

Agora tinhamos um outro desafio, ele precisava ficar de jejum por pelo menos 5 horas (para quem se alimenta entre 2h30 e 3h da ultima refeicao ia ser dificil). Recebemos o OK para a Luciana amamentar até as 8h e a cirurgia seria às 11h. Bom, a última “mamada” foi às 8h e por volta de 9h fez o “eletro” e depois adormeceu um pouco (acordando por volta de 9h30). Daih ficamos aguardando até às 11h com muito ansiedade. Como sempre tem algum pequeno imprevisto, houve uma cirurgia de emergencia e houve um atraso do médico, e tivemos que ficar até as 13h com o Davi já com fome, mas ele foi sensacional, e não chorou... apenas aqueles chorinhos e a Renata ensinou a dança do dinossauro que acalmava ele... ficamos dançando a dança do dinossauro direto  (depois ensino aos papais/mamaes e futuros papais/mamaes).

Bom, descemos ao centro cirurgico às 13h10 e eu, pessoalmente, só conseguia lembrar da cena de uma mae entregando o filho num profissão reporter que tratou de cirurgias cardiacas. Imaginava uma cena muito complicada, mas tudo aconteceu de forma diferente. Descemos com o berço dele, a enfermeira levando o berço comigo, e a Luciana com o Davi nos braços e a Renata nos acompanhando. Foi tudo tranquilo, a médica chegou e perguntou se ele poderia ficar no berço, acabamos colocando ele no berço e ele começou a ser acariciado e mimado por todos (médica, enfermeiras, assistentes, e nós também). Ele estava super alegre, sem chorar e depois nos despedimos dos médicos desejando boa sorte. Claro que depois bate aquela angustia, mas pedimos a Deus que fizesse o melhor pelo nosso Davi.

Depois recebemos a visita de minha prima Jana e seu namorado que, por coincidencia, estavam em SP. Eles acabaram nos ajudando levando a malinha do Davi para o Hotel e ficamos na sala de notícias médicas aguardando novidades. Nós rezamos um terço, e a cada 1h30 recebiamos noticias:
- Noticia 1 – 14h30 - O preparo foi tudo bem (anestesia, circulacao extra-corporea, etc.)
- Notica 2 – 16h – A cirurgia estava em curso, e o medico já havia iniciado os procedimento de correcao do coracaozinho do Davi
- Notica 3 – 17h05 – O medico nos chamava no centro cirurgico para conversar conosco.

Descemos muito ansiosos, e ao chegar, o Dr. Marcelo Jatene já nos esperava com um sorriso muito tranquilo, e disse que tudo ocorreu bem:
Ufa... ficamos aliviados, sentamos na salinha e ele comecou a detalhar o procedimento:
- A primeira noticia é que não foi necessario mexer na arteria pulmonar (tipo colocar uma valvula, que depois deveria ser trocada quando o Davi crescesse)
- Em seguida, comentou que fechou a CIV (Canal Intra-Ventricular) e tambem tinha uma pequena CIA (que ele fechou tambem), e é comum em fallot
- Comentou que reduziu a hipertrofia do Ventriculo Direito
- Falou do pos-operatorio, em relacao a liquidos, estar entubado, etc.

Em seguida, disse que ia voltar para concluir a cirurgia (revisão e fechamento do torax), e que, logo, logo, ele iria para a UTI. Saimos super aliviados desta conversa.

Ficamos felizes com a conclusão desta primeira etapa. Agora é continuar as orações para a etapa seguinte, onde ele vai ficar por cerca de 3 dias na UTI. Estivemos na UTI visitando o Davi ontem às 21h e ele estava super tranquilo, dormindo e uma coisa boa, a saturação dele que antes da cirurgia era 80% (nivel de oxigenio no sangue), agora estava 98%. Sinal bom que a cirurgia foi boa.

Hoje pela manha, estivemos fazendo a primeira visita do dia, e tivemos a notícia que ele seria “estubado” agora pela manhã, e que na visita da tarde, ele talvez esteja acordado. Hoje pela manhã, a Luciana colocou um pouco de gase embebida em agua no seu labio e ele mexia os labios (acho que estava com muita sede).

Agradecemos a todos pelas orações, mensagens de apoio, sms, e-mails, twitters em prol da saúde do Davi.
Entendo que passamos pela 1ª. etapa da cirurgia, e vamos continuar orando para que os passos seguintes sejam tão bem sucedidos quanto este primeiro passo.

Obrigado a todos !!!

Edgy, Luciana e Família.

5 comentários:

Anônimo disse...

meu filho tambem operou com dr. marcelo jatene ele tinha 10 meses.passei por tudo isso tambem, não é facil mais Deus nos dá força ,e coloca em nossas vidas anjos como dr.marcelo, hoje meu filho tem 12 anos é um menino lindo e saudavel ,que Deus abençoe muito o Davi ,vcs e o dr marcelo o anjo dos bebes. Deus abençoe a todos

Edgy Paiva disse...

Que bom que seu filho está super bem. Com 12 anos e super saudável. Realmente Deus nos deu muita força e hoje estamos também com o Davi bem saudável.

Anônimo disse...

Ainda vou passar por tudo isso, lendo fico muito emocionada e com muito força em saber que vai dar tudo certo.Agradeço por postar, ajuda muito.
Tudo de bom

Coelho disse...

tenho numa sobrinha de 5 meses, ela é portadora de Tetralogia de Fallot com Atresia Pulmonar. O davi também tem a atrsia Pulmonar?

Anônimo disse...

Milha filha tem 5 anos e tem CoAo e vai operar com o Dr. Marcelo Jatene, fico mais aliviada em saber do seu caso de sucesso com o Davi. Peço a Deus que possamos ter a benção que vocês tiveram. Que Deus abençõe o Dr. Marcelo e equipe e à vocês também e em especial ao Davi.

Postar um comentário